A brincadeira deve fazer parte em todos os momentos do dia a dia da criança. Brincar é a atividade mais séria e mais profunda da essência. É quando a criança exerce a sua liberdade de ser.
A atividade lúdica deve respeitar o tempo e o espaço da criança, oportunizando o maior número possível de experiências e descobertas. Portanto, brincar é crescer, desenvolver-se, tornar-se humana e adaptar-se ao mundo.
Desta forma, ser, sentir, brincar, expressar-se, relacionar-se, mover-se, organizar-se, cuidar-se, agir e responsabilizar-se são partes do todo de cada individuo que, desde bebê, vai gradual e articuladamente aperfeiçoando esses processos nos contatos consigo mesmo, com as pessoas, e com ambiente em geral.
As crianças pequenas possuem uma forma própria de explorar o ambiente, de se relacionar com os objetos, de expressar suas emoções e estabelecer relações sociais numa linguagem sem palavras em que a dimensão do corpo e movimento ganham amplitude.
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Atividades Berçário 1
As crianças do Berçário I estão envolvidas no projeto: Andando Cantando e Descobrindo, este projeto tem sido extremamente rico para as crianças, pois ao fazer uso dos espaços potencializamos o movimento as sensações e as capacidades cognitivas e aos poucos estão sendo estimuladas a conhecer o mundo por si só através de uma variabilidade de situações e atividades planejadas com muito carinho.
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Concurso Fundema sobre Sustentabilidade
A equipe do Cei Jardim Sofia está muito contente com a conquista das turmas do Berçário II e Maternal III, no concurso sobre Sustentabilidade da Fundema, no qual participaram com uma arte coletiva sobre o tema. A premiação aconteceu na Associação Atlética do Banco do Brasil no dia 10 de agosto. Como prêmio o Cei recebeu um televisor e um computador.
Parabéns as crianças e as professoras!
Parabéns as crianças e as professoras!
sexta-feira, 3 de junho de 2011
"1,2,3... Cante outra vez!"
Sabendo da importância da música no desenvolvimento das crianças, a professora Andréa aplica semanalmente com as crianças do Berçário II e Maternal I, o projeto “1,2,3... Cante outra vez!”, que tem como objetivos: ampliar o repertório musical das crianças, possibilitar a descoberta de sons diversos, participar da roda cantada com o acompanhamento do violão, desenvolver a linguagem oral, ampliar o vocabulário, expressar-se corporalmente através da música e participar de brincadeira e jogos cantados.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Atividades Maternal 1
Brincar é tão importante para a criança como trabalhar é para o adulto. É o que a torna ativa, criativa, e lhe da oportunidade de relacionar-se com os outros; também a faz feliz e, por isso mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser solidária.
Brincando, a criança desenvolve potencialidades ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria, deduz...
O nosso principal objetivo é viabilizar situações ricas para o relacionamento interpessoal, visando a formação pessoal e social das crianças oportunizando diferentes formas de brincar.
Proporcionar situações de aprendizagem para o conhecimento do mundo através do brincar, envolvendo: movimento, musicalidade, artes, linguagem, expressões espontâneas, vivenciar experiências em grupo permitindo que as crianças descubram o mundo brincando.
Brincando, a criança desenvolve potencialidades ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria, deduz...
O nosso principal objetivo é viabilizar situações ricas para o relacionamento interpessoal, visando a formação pessoal e social das crianças oportunizando diferentes formas de brincar.
Proporcionar situações de aprendizagem para o conhecimento do mundo através do brincar, envolvendo: movimento, musicalidade, artes, linguagem, expressões espontâneas, vivenciar experiências em grupo permitindo que as crianças descubram o mundo brincando.
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Atividades Berçário 2
PROJETO “AS SENSAÇÕES”
Com este projeto proporcionamos o desenvolvimento integral da criança através das percepções sensoriais envolvendo-a em atividades lúdicas favorecendo a exploração de diferentes materiais ampliando sua capacidade de expressão e conhecimento de mundo.
Com este projeto proporcionamos o desenvolvimento integral da criança através das percepções sensoriais envolvendo-a em atividades lúdicas favorecendo a exploração de diferentes materiais ampliando sua capacidade de expressão e conhecimento de mundo.
terça-feira, 17 de maio de 2011
Através do Projeto: Andando, Cantando e Descobrindo as crianças do Berçário I são estimulados a descobrir novas possibilidades de aprendizagem explorando os ambientes internos e externos do CEI realizando atividades planejadas capazes de favorecer as primeiras competências motoras, visomotoras e psicológicas, sempre de forma lúdica e muito atraente.
Assinar:
Postagens (Atom)